A banalização do Holocausto é tema de webinar do Instituto Brasil-Israel

Três especialistas em educação sobre o Holocausto, Carlos Reiss, Celso Zilbovicius e Karina Iguelka, debatem amanhã (13/06) o tema “A banalização da banalização: como, quando e quem pode falar sobre nazismo hoje?”, abordando o uso do fascismo, nazismo e Holocausto na política brasileira.

O evento é uma realização do Instituto Brasil-Israel, em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. Para Carlos Reiss, coordenador do museu, a “memória do Holocausto não é preservada, e sim construída. Discutir este tema, que se tornou pauta do debate público no Brasil, nos ajuda a construir uma memória da Shoá mais justa, plural e adequada aos dias de hoje”.

Celso Zilbovicius, que atua há anos na área de educação do Holocausto, acredita que o evento é essencial, um momento “onde angústias e incertezas se agregam à utilização de comentários nas redes sociais com alusão ao nazismo e ao Holocausto. É importante refletirmos sobre processo, muitas vezes típico de regimes autoritários, de manipular a memória ao seu ‘bel prazer’ ideológico”.

A psicanalista Karina Iguelka também concorda com a urgência de se trazer o tema: “o debate permite que cada um pense e avalie sobre a sua responsabilidade perante o legado da Shoá”.

Para participar: acesse.


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.