A partir de 2022, Tel Aviv terá táxis sem motorista

A empresa Mobileye, de propriedade da Intel, anunciou que em 2022 Tel Aviv terá o primeiro lote de táxis autônomos. Modelos pilotos já estão percorrendo as ruas de Jerusalém e Munique, e em breve os testes começarão em Tóquio, Paris, Xangai e Detroit.

“É um processo que começou há pouco mais de 20 anos, quando a Mobileye começou na tecnologia de sistemas para prevenção de colisões, e que mais tarde se desviou para a direção autônoma”, explica Ernesto Pesochinsky, diretor da empresa, “do ponto de vista tecnológico, o veículo está em testes, mas já temos as soluções tecnológicas necessárias”.

Nos últimos anos, todos os esforços da Mobileye se concentraram em impulsionar a automação. “A condução autônoma é baseada em três pilares fundamentais: 1) visão mecânica, os olhos do veículo, alcançados através de sensores e câmeras de vídeo; 2) inteligência artificial, que consiste em ensinar por computador um processo de aprendizado de máquina para que na estrada você se comporte quase como um ser humano e sem causar acidentes; 3) os dados, resumidos em uma espécie de mapa com tudo o que é a realidade externa do veículo, tanto estáticos quanto semáforos e sinais dinâmicos, ou seja, outros veículos, pedestres ou bicicletas”, explica Pesochinsky.