Alemanha aprova verba de 35 milhões de euros para projetos de combate ao antissemitismo

A verba será direcionada para projetos educacionais e de pesquisa. Relatório da polícia revelou um crescimento de 15% nos casos de antissemitismo no país.

“Este é o número mais alto dos últimos anos”, afirmou a ministra alemã da Educação, Anja Karliczek, para quem este cenário gera preocupação, uma vez que, segundo afirmou, este indicador pode ser “apenas a ponta do iceberg” e o número de ataques diários contra judeus talvez seja substancialmente maior do que o registrado.

“Temos uma obrigação especial de proteger os judeus”, destacou ela, ao explicar que a aprovação da verba tem como objetivo a necessidade de as autoridades terem um “um conhecimento profundo” da situação para conseguir combater o problema de forma eficaz.

A ministra explicou que a verba será disponibilizada para que universidades possam investigar as diferentes facetas do antissemitismo e, posteriormente, de desenvolver estratégias de prevenção e de combate. Vários dos projetos financiados vão analisar o antissemitismo observado no meio escolar, no sistema judicial alemão e nas redes sociais.

Também serão atribuídos fundos para contratar académicos e peritos especializados na questão, bem como para apoiar projetos educacionais voltados para a comunidade não judaica, com o objetivo de ensinar sobre os costumes e os rituais religiosos da comunidade judaica.