Aparelho israelense evita afogamento em piscinas


A startup israelense Coral Detection Systems lançou um dispositivo que “escaneia” nadadores debaixo d’água, enviando alertas quando detecta situações de risco de vida. O produto, que foi apresentado na Consumer Electronics Show, em Las Vejas, é capaz de verificar rapidamente riscos de afogamentos em piscinas e alertar os socorristas.

O “Coral Manta” é alimentado por painéis solares cobrindo sua superfície. Quando posicionado à beira de uma piscina, monitora a piscina por meio de uma câmera de vídeo subaquática embutida que usa visão computacional e inteligência artificial para detectar os movimentos.

O dispositivo monitora a piscina 24 horas por dia e usa inteligência artificial para analisar vídeos em tempo real capturados pela câmera. Em caso de afogamento ou circunstâncias perigosas, emite um alarme para alertar as pessoas nas proximidades para ajudar a vítima e, simultaneamente, envia um alerta para os proprietários da piscina através de seus smartphones.

A resposta imediata é essencial, já que quatro a cinco minutos sem oxigênio podem causar danos cerebrais irreversíveis para crianças, e para adultos esse tempo diminui para três a quatro minutos. Na maioria dos casos, quando as pessoas se afogam, afundam rapidamente, poucos segundos depois de terem parado de respirar. O “Coral Manta” está programado para identificar tais situações e dispara alarmes em poucos segundos. Em caso de alarme falso, os usuários só precisam informar ao “Coral Manta” para ignorar o alerta por meio do aplicativo para smartphone ou tablet.

Quando a luz do dia absorvida não é suficiente para carregar as baterias, o “Coral Manta” pode ser conectado por algumas horas para ser recarregado. Os próprios sensores e iluminação do dispositivo também podem ser usados durante a noite para ver e rastrear os nadadores que estão debaixo d’água.

A startup, fundada em 2015 por Eyal Golan e Tamar Avraham, recebeu este nome depois que Coral Sheri, uma menina de 11 anos, se afogou com sua amiga Or Koren na piscina privada de sua casa em Savyon, no centro de Israel.