Aplicativo Duolingo lança curso de ídiche

O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas com 500 milhões de usuários no mundo e 30 milhões no Brasil, lança seu mais novo curso: ídiche.

O idioma, historicamente falado pelos judeus provenientes da Europa Central e Oriental, era amplamente usado antes do Holocausto e chegou a ter 13 milhões de falantes – hoje são cerca de 600 mil.

Ele mistura alemão antigo, hebraico, aramaico e algumas línguas eslavas e é escrito com uma versão modificada dos caracteres hebraicos.

O curso demorou cerca de 5 anos para ser concluído. Foi desenvolvido por uma equipe de colaboradores voluntários que representa os três maiores dialetos ídiche e com backgrounds variados -desde um engenheiro civil que cresceu falando ídiche em casa, a ex-membros da comunidade ortodoxa até jovens da geração Z que aprenderam o idioma para preservar a tradição familiar.

“O ídiche é um idioma ameaçado de extinção, mas que continua vivo e que é falado por muitas comunidades judaicas no mundo. Por isso, o Duolingo considerou tão importante criar um curso desta língua – para preservar a sua rica cultura, história fascinante e vocabulário tão interessante”, explica Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “É a continuação de um trabalho que fazemos há muito tempo com outros idiomas minoritários, como o guarani, o hawaiano e o escocês”.

O curso é gratuito e oferece experiências em fala, leitura, escrita e escuta para o idioma, abordando vocabulário, regras gramaticais e frases culturais importantes.