Argentina adota a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto

A Argentina adotou a definição de antissemitismo da IHRA – Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto. A decisão foi tomada com base no artigo 75 da Constituição Nacional. O documento explica:

“Nesse contexto, a luta contra qualquer forma de discriminação, incluindo o antissemitismo, é uma das políticas mais importantes do Estado e, portanto, a República Argentina participa ativamente de todas as iniciativas internacionais e regionais destinadas a combater esse flagelo”.

“O compromisso foi reiterado e reafirmado pelo Presidente da Nação no Quinto Fórum Mundial do Holocausto, intitulado ‘Lembrando o Holocausto: combatendo o antissemitismo’, realizado em Yad Vashem em 23 de janeiro de 2020 para comemorar o 75º aniversário da libertação de Auschwitz e pelo Dia Internacional de Lembrança do Holocausto”.

“Essa definição constitui um guia de trabalho para determinar que tipos de conduta podem ser considerados antissemitas e identificados na vida pública, na mídia, nas instituições de ensino, no trabalho e no ambiente religioso”.

“O nosso país é membro de pleno direito da Aliança Internacional para Recordação do Holocausto (IHRA) desde 2002, uma organização que reúne governos e especialistas para fortalecer, promover e promover educação, memória e pesquisa sobre o Holocausto, bem como a manutenção dos compromissos definidos na ‘Declaração de Estocolmo’ de 2000”.

A IHRA, que possui 31 países membros e nove nações observadoras, é uma organização intergovernamental fundada em 1998 que reúne governos e especialistas para fortalecer e promover a memória do Holocausto através da educação, orientação e divulgação em todo o mundo e para assegurar os compromissos da Declaração do Fórum Internacional de Estocolmo sobre o Holocausto.

A organização foi fundada pelo ex-primeiro–ministro sueco Göran Persson em 1998. A partir de janeiro de 2000, o Fórum Internacional de Estocolmo sobre o Holocausto é realizado, reunindo altos dirigentes e líderes políticos de mais de quarenta países, além de religiosos, sobreviventes, educadores e historiadores. Ganhador do Prêmio Nobel, Elie Wiesel serviu como presidente honorário do Fórum e o professor Yehuda Bauer foi o orientador acadêmico para o fórum.


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.