Artistas israelenses retratam a vida na quarentena em quadrinhos bem-humorados

O Museu Judaico de São Paulo lançou a exposição virtual “Quadrinhos em tempos de Corona”. A iniciativa em conjunto da Embaixada de Israel em Brasília, e do Consulado de Israel em São Paulo, apresenta reflexões irreverentes e comoventes da vida de 10 artistas israelenses durante a pandemia.

Os desenhos refletem o impacto causado pelo novo coronavírus na vida dos quadrinistas, e como cada um lida com a situação. Os gatos de Ilana Zeffren. A ternura e o humor de Michel Kichka, diante da perda do pai para o vírus. Ilanit Shamia revisa a moda urbana, em Tel Aviv, durante a quarentena. Roni Nova descreve o sentimento de solidão durante o período e como itens básicos, como papel higiênico geraram controvérsia. Além disso, obras de outros artistas como Ilana Zefren, Sasha Zilberman e Nadav Nachmany poderão ser visitadas.

“Você vai se identificar e perceber que cada um enfrenta como pode o problema e estamos todos conectados. Apesar do contexto de tamanha insegurança, a arte segue demonstrando sua capacidade de trazer renovação”, garante o embaixador de Israel, Yossi Shelley.

“Refletir um humor genuíno no período da quarentena é um desafio, mas os artistas israelenses conseguiram mostrar um ângulo diferente desse momento tão cheio de instabilidades”, aponta o Cônsul de Israel em São Paulo, Alon Davi.

Para o presidente do Museu Judaico de São Paulo, Sergio Simon, mesmo em meio a momentos de dor e angústia, o ser humano é capaz de expressar através de sua criatividade uma pincelada de humor. “Este humor, característico da vida judaica através dos tempos, torna-se vital para levar a mensagem positiva de um futuro melhor”, argumenta.

A embaixada de Israel em Brasília também criou máscaras com a bandeira de Israel e o lema #todoscontraacovid.

A exposição virtual pode ser acessada até 30 março de 2021 no site do Museu: acesse.