Brasil e Israel fecham parceria para desenvolver soluções inovadoras

A Autoridade de Inovação de Israel e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial vão apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação realizados em conjunto por empresas brasileiras e israelenses. Serão investidos US$ 7,5 milhões. Os recursos englobam investimentos de empresas de ambos os países, das agências de fomentos à inovação e centros de pesquisa.

A parceria entre a empresa Brasil Ambiental e a israelense Pelemix, por exemplo, busca uma solução inovadora para ampliar o rendimento das lavouras de cana-de-açúcar. A proposta propõe o desenvolvimento de um novo substrato para aumentar a sobrevivência das mudas da planta. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo.

Também na área da agroindústria, a união entre a israelense Metrycom Communications e a brasileira Energisa planeja produzir um sensor de rede wireless de baixo custo capaz de monitorar grandes áreas rurais.

A Energisa teve outro um projeto aprovado, desta vez na área de energia. Conjuntamente com a israelense Green Road, o projeto pretende criar um sistema de gestão de frota para aumentar a segurança de motoristas.

Já o projeto da Fortlev em parceria com a BrenMiller Energy, de Israel, promete aumentar a eficiência e a utilização de energia térmica.