Câncer: medicamento israelense é aprovado pelo FDA

Um medicamento criado em Israel para combater o câncer foi aprovado pela agência de saúde americana Food and Drug Administration (FDA). O tratamento inovador é indicado para tratar câncer de ovário, mieloma múltiplo e Sarcoma de Kaposi.

A droga com nanotecnologia, chamada Doxorrubicina-HCI, é um tratamento de quimioterapia que combate diretamente as células cancerosas, reduzindo os efeitos colaterais no paciente.

O medicamento foi criado pelo professor israelense Yechezkel Barenholz, especialista mundial em bioquímica e nanotecnologia, na sua própria empresa farmacêutica em Jerusalém, a Ayana.

A Doxorrubicina-HCI é a versão genérica do Doxil, também inventado por Barenholz em 1995. O novo medicamento é mais barato, se tornando mais acessível a pacientes oncológicos.

O professor Barenholz explicou como o medicamento, aplicado nos pacientes por meio de uma injeção de lipossoma (nanoesferas que armazenam a droga), funciona no organismo: “Colocamos o agente tóxico nessas bolas e as injetamos na corrente sanguínea do paciente uma vez por mês. Essas bolas de nanolipossomas viajam pela corrente sanguínea até chegarem ao tecido canceroso e aí, por meio de minúsculos poros nos vasos sanguíneos, saem da corrente sanguínea e se acumulam no tecido canceroso. Ao contrário das células saudáveis, as células cancerosas produzem amônia, e essa amônia libera o agente tóxico ativo doxorrubicina das bolas dos nanolipossomas nas proximidades das células cancerosas, levando à morte das células cancerosas”.

A tecnologia direcionada é uma solução para um dos desafios da quimioterapia: os efeitos colaterais. O tratamento reduz a queda de cabelo e problemas gastrointestinais, por exemplo, causados pela quimioterapia convencional, que ataca todas as células, tanto as saudáveis quanto as cancerosas.

Gal Cohen, CEO da Ayana, acrescentou: “Quando um paciente não sofre tantos efeitos colaterais, a taxa de adesão é muito melhor e é muito mais fácil tratá-lo”.

O novo medicamento será disponibilizado nos Estados Unidos e em Israel por meio de uma parceria com a distribuidora Padagis. As empresas já estão prontas para o lançamento comercial da medicação.

Fonte: Guiame
Foto: Stefano Escandiussi stecks05 (Pixabay)