Cerca de 10% das novas startups israelenses atuam com tecnologia climática

Cerca de 10% das empresas de alta tecnologia estabelecidas em Israel no último ano trabalham com o assunto do clima, de acordo com o Climate Tech Report publicado pela Israel Innovation Authority em colaboração com a comunidade PLANETech.

Israel possui 637 startups e empresas que desenvolvem tecnologias para o clima, com foco em cinco principais desafios: agricultura inteligente, sistemas de energia limpa, mobilidade e transporte sustentável, infraestrutura ecoeficiente de águas e proteínas alternativas.

Das 20 empresas que lideram investimentos em tecnologias para o clima, nenhuma é exclusivamente dedicada ao tema. Além disso, não existe grupo de investimento dedicado ao climatech.

Tecnologias israelenses podem ser encontradas no topo da lista dos países do G20 nos campos de proteínas cultivadas, sistemas de irrigação, agricultura de precisão e dessalinização de águas. Outras áreas onde se identificou um potencial de crescimento ainda não explorado são as do armazenamento de energia, novas soluções para mobilidade, proteínas alternativas e agricultura inteligente.

De acordo com o CEO da Israel Innovation Authority, Dror Bin, “a crise climática é a ameaça mais significante à humanidade atualmente e, enquanto um grande número de atividades está tomando forma em nível internacional, os olhos de todo o mundo se voltam para o setor de tecnologia para produzir soluções inovadoras que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e lidem com as consequências da crise”.

Para Bin, “a inovação quanto ao clima não é apenas um importante passo na guerra contra crises climáticas, mas também uma oportunidade de negócios significante para crescimento de uma indústria inovadora, diversa e sustentável”.

Já o diretor da PLANETech, Uriel Klar, acrescentou que “o relatório que compilamos posiciona Israel como líder global na tecnologia do clima e vira o holofote nas áreas que possuem potencial único em Israel. Empreendedores israelenses que desenvolverem soluções para o clima construirão uma nova geração de unicórnios em Israel e ajudarão a enfrentar o maior desafio da humanidade”.

Fonte: The Jerusalem Post / IsraelTrade