Cientistas israelenses criam a tecnologia mais fina do mundo

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv fizeram uma nova descoberta científica, projetando o que é atualmente a menor e mais fina peça de tecnologia já vista, e tem a espessura de apenas dois átomos. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science.

Mas esse avanço não é definido apenas por seu tamanho. Ele também possui uma utilidade no campo energético. Essencialmente, a tecnologia funciona usando tunelamento de elétrons de mecânica quântica, que permite que a informação viaje através do filme fino.

No momento, dispositivos de última geração têm cristais minúsculos com um milhão de átomos (cem átomos de altura, largura e espessura). Basicamente, isso significa que um milhão dessas minúsculas divisões cabem na área de uma moeda, cada dispositivo mudando mais de um milhão de vezes por segundo.

Essa descoberta significa que os minúsculos cristais podem ser reduzidos a apenas dois átomos de espessura, o que significa que as memórias e as informações podem se mover com maior velocidade e eficiência. Ele pode aumentar significativamente a velocidade e a eficiência dos dispositivos eletrônicos, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia.

A tecnologia em si é feita de camadas de boro e nitrogênio em uma estrutura hexagonal, mas quebra a simetria ao montar duas camadas da estrutura. “A quebra de simetria que criamos no laboratório, que não existe no cristal natural, força a carga elétrica a se reorganizar entre as camadas e gerar uma minúscula polarização elétrica interna perpendicular ao plano da camada”, disse o estudante de doutorado Maayan Wizner Stern, que conduziu o estudo.

“Quando aplicamos um campo elétrico externo na direção oposta, o sistema desliza lateralmente para mudar a orientação de polarização”, disse ela. “A polarização comutada permanece estável mesmo quando o campo externo é desligado. Nesse caso, o sistema é semelhante aos sistemas ferroelétricos tridimensionais espessos, amplamente utilizados na tecnologia hoje”.

De acordo com Ben Shalom, um dos pesquisadores, “o conceito de deslizamento intercalar como uma forma original e eficiente de controlar dispositivos eletrônicos avançados é muito promissor, e o batizamos de Slide-Tronics”.

Fonte: The Jerusalem Post / Israel Trade