Como a AgTech israelense está transformando a agricultura em todo o mundo

Um antigo provérbio afirma que a necessidade é a mãe da invenção – e não há ilustração mais clara dessa realidade do que o vibrante setor de tecnologia agrícola de Israel. Com o deserto do Negev respondendo pela maior parte de sua massa terrestre e sem vínculos diplomáticos ou comerciais com seus vizinhos, este pequeno país começou com grandes sonhos de fazer o deserto florescer por engenhosidade caseira e esforço comum – e foi exatamente isso que Israel fez, pioneiro tecnologias de irrigação por gotejamento para agricultura de precisão.

Esse histórico permitiu que Israel saltasse para a liderança global na agtech. E como os agricultores em todo o mundo buscam colher os benefícios de big data, inteligência artificial, irrigação inteligente e Internet das Coisas, o setor agtech de Israel está atraindo grandes investimentos. Um relatório conjunto da AgFunder e da Start-Up Nation Central constatou que as startups israelenses de agro-alimentos garantiram US $ 759 milhões em financiamento em 278 negócios de 2014 a 2018 e, com mais de 700 startups ativas, não faltam atividades inovadoras no setor.

Abaixo, empresas que continuam a longa tradição de Israel de trabalhar na vanguarda da agricultura:

A Tal-Ya Agriculture Solutions fabrica bandejas que cobrem os sistemas radiculares das culturas, enviando água e fertilizantes diretamente para a raiz – ajudando os agricultores a economizar recursos e servindo como uma alternativa ecológica para os herbicidas. Reutilizáveis por 10 anos, as bandejas recicláveis demonstraram reduzir o consumo de água e fertilizantes em 50%.

Fundada em 2009, a Watergen cria água do ar usando sua tecnologia patenteada GENius. Um único gerador pode produzir água potável suficiente para um grande centro comunitário, e a tecnologia da empresa tem sido usada em todo o mundo – de Nova Délhi, na Índia, aos Estados Unidos, onde a Cruz Vermelha Americana e a FEMA usaram a Watergen para ajudar moradores em as consequências dos furacões Harvey e Irma em 2017.

A análise de dados está transformando indústrias inteiras, e a agricultura não é exceção. Caso em questão: CropX, que aproveita os dados dos sensores plantados para oferecer aos agricultores orientações precisas sobre quanto e quando irrigar e fertilizar suas plantações. Agricultores em mais de 40 países em todo o mundo estão se beneficiando da tecnologia da CropX. Entre os investidores da empresa está o ex-CEO do Google, Eric Schmidt.

Em meio ao crescimento significativo da população global e aos desafios das mudanças climáticas, gerenciamento de recursos e suprimento de alimentos, empresas como essas serão vitais para o futuro da agricultura. Embora o setor agrícola global seja visto como um retardatário na adoção da inovação, esse não tem sido o caso em Israel, onde a inovação agrícola tem sido um tema central do sucesso fundador e subsequente do país.