Como Israel lidera a indústria de impressão 3D

Israel fabrica cerca de 40% de todas as impressoras 3D em todo o mundo. Esta indústria floresceu no país graças à confluência de pesquisa acadêmica, espírito empreendedor e investimentos públicos-privados substanciais em P&D. Em 2015, a Universidade Hebraica de Jerusalém lançou o Centro de Impressão 3D, o primeiro instituto desse tipo a ser estabelecido em Israel. O centro serve como um centro para pesquisadores da Universidade Hebraica que trabalham em uma variedade de tecnologias e aplicações, desde robótica até células solares e equipamentos militares e médicos. Cientistas da universidade recentemente revelaram uma nova plataforma para medicamentos complexos impressos em 3D, entregues através de hidrogéis nos quais a medicação é inserida. As pílulas são capazes de se expandir, mudar de forma e até mesmo podem ser programadas para serem ativadas em um determinado momento – um novo passo promissor no caminho da medicina personalizada centrada no paciente. Pesquisadores do centro também são pioneiros em outras novas aplicações no campo da saúde, incluindo a impressão 3D de órgãos artificiais. O que mais está acontecendo na cena de impressão 3D em Israel? Veja como algumas empresas israelenses inovadoras estão levando a tecnologia para o próximo nível:

Com sede dupla em Minnesota e em Israel, a Stratasys transforma dados digitais em objetos impressos em 3D. Os clientes da Stratasys incluem empresas nas indústrias automotiva, de bens de consumo, médica e aeroespacial. Fundada em 1989, a Stratasys se fundiu em 2012 com a empresa israelense Objet, líder em desenvolvimento de sistemas de impressão 3D.
A Massivit 3D Printing Technologies desenvolve soluções de impressão 3D para comunicação visual e displays, para uso em publicidade, varejo, entretenimento, arquitetura e design de interiores. A tecnologia da empresa que dispensa gel impressão permite a impressão de sinalização e displays massivos a um custo competitivo.
3DMTP – modelo 3D para impressão – oferece um serviço de software com patente pendente para projetar modelos de arquitetura para impressão 3D. Baseada em Tel Aviv e com escritórios nos EUA, a empresa oferece aos usuários das comunidades de arquitetura e design industrial uma maneira econômica e perfeita de projetar modelos 3D de desenho assistido por computador, sem precisar criá-los manualmente.
Fundada em 2005, a XJet usa sua tecnologia NanoParticle Jetting ™ para imprimir peças de metal e cerâmica em 3D. A equipe da XJet possui mais de 75 patentes registradas e pendentes, e a empresa inaugurou recentemente o maior centro de impressão 3D para cerâmicas e metais do mundo em Rehovot.