Estudo da Universidade Ben Gurion: contato com robô japonês de pelúcia pode reduzir dores

Um estudo da Universidade Ben Gurion revelou que tocar um pequeno robô japonês de pelúcia (chamado “Paro”), em forma de foca, aumenta a felicidade, reduz a dor e melhora o humor.

“Essas descobertas oferecem novas estratégias para gerenciar a dor e melhorar o bem-estar, algo particularmente necessário no momento, quando o distanciamento social é um fator crucial para a saúde pública”, explicouShelly Levy-Tzedek, do Departamento de Terapia Corporal da universidade.

O Paro possui sensores táteis, de luz, de audição, de temperatura e de movimentos.Equipado com processadores duplos de 32 bits, possui três microfones, 12 sensores táteis que cobrem seu pelo, bigodes sensíveis ao toque e um delicado sistema de motores e atuadores que movem silenciosamente seus membros e corpo, o robô responde ao carinho movendo sua cauda e abrindo e fechando os olhos.

O robô tem um efeito calmante e provoca respostas emocionais em crianças autistas, em pacientes hospitalizados em residentes de lar de idosos – e até pacientes com demência – semelhante à terapia com animais.

Fonte: Bras.Il


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.