“Desafio do Holocausto” é a nova moda preocupante do TikTok

Maquiagem simulando machucados e, até mesmo, cadáveres. Essa é a nova moda entre usuários do TikTok. No “desafio do Holocausto”, os jovens fingem ser vítimas dos campos de concentração e, em alguns casos, fazem piadas com o trágico genocídio.

O Museu de Auschwitz classificou os vídeos como “dolorosos e ofensivos”. No texto, a organização afirma: “Alguns dos vídeos online são perigosamente próximos ou ultrapassam as barreiras da trivialização da história e são desrespeitosos com as vítimas. É sempre preciso ter respeito com as vítimas, linguagem e contexto apropriados, assim como precisão em relação aos fatos”.

Nas imagens compartilhadas no Tik Tok, é possível ver alguns jovens usando estrelas amarelas no peito, como as que os judeus eram obrigados a vestir na época do nazismo. Em alguns vídeos, pessoas com “maquiagem de Holocausto”, rosto sujo e cansado, interpretam como seria uma possível chegada aos céus.

A banalização do acontecimento preocupou o museu polonês: “Nas mídias sociais, há problemas ainda mais graves, como algoritmos que promovem o antissemitismo ou a presença de negacionistas do Holocausto, uma perigosa e hedionda fonte de antissemitismo e ódio. As empresas de mídias sociais, infelizmente, permitem conteúdo negacionista em suas plataformas”.

Fonte: Bruna Yamaguti/Correio Braziliense