Diretor israelense ganha “Oscar” com curta-metragem


O diretor israelense Guy Nattiv ganhou o “Oscar” com o curta-metragem “Skin”. O filme, de 20 minutos, aborda um crime e seus desdobramentos a partir do ponto de vista de duas crianças, uma branca e outra negra. O presidente de Israel, Reuven Rivlin, parabenizou a conquista. “O filme é um presente para nossos filhos e netos e um legado o futuro. Mazal Tov!”. A última vez que um israelense ganhou o “Oscar” foi em 1978, quando Moshé Mizrahi venceu como “Melhor filme estrangeiro” com “Madame Rosa”, uma adaptação do romance de 1975 “The Life Before Us”, de Romain Gary.

Guy Nattiv agradeceu pelo prêmio: “Eu vim de Israel. Laila Tov Israel (“Boa noite Israel!”. “Meus avós são sobreviventes do Holocausto. Lamentavelmente, o fanatismo que eles vivenciaram no Holocausto, está agora presente em toda parte, na América e na Europa”.

Já o produtor Jaime Ray Newman acrescentou; “Estamos dedicando o prêmio ao nosso bebê de cinco meses. Esperamos que ele cresça em um mundo onde essas coisas não mais acontecerão porque as pessoas aprenderam a amar umas às outras”.

Sharon Maymon, que escreveu o roteiro, destacou: “É emocionante poder realizar um sonho de infância e enviar mensagens sobre o racismo, a paternidade e a educação. Em Israel, muitos conhecem a história de Gilad Shalit, mas quantos conhecem a história de Avera Mengistu? Este filme fala sobre a cor da pele, que infelizmente ainda faz diferença para muitos”.

Um outro filme de Nattiv, um longa-metragem também intitulado “Skin”, será lançado ainda este ano. E tem como tema um documentário da MSNBC sobre Bryon Widner, um defensor da supremacia branca procurado pelo FBI, que refaz a sua vida depois de encontrar uma mãe solteira e suas três filhas pequenas.