Dispositivo israelense ajuda no déficit de atenção

A startup israelense Nuancehear desenvolveu o dispositivo “Sound Selector” que ajuda alunos com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O dispositivo filtra o ruído de fundo e foca nas palavras do professor. Um estudo feito com o dispositivo entre crianças com TDAH comprovou uma melhora na capacidade de escuta, mesmo quando elas estão sentadas no fundo da sala.
O dispositivo é conectado a fones de ouvido e inclui oito microfones. Usando um algoritmo avançado, o dispositivo detecta a direção de onde vem cada som. Ele também produz um intervalo de cerca de 15 decibéis entre a direção principal e as outras direções de onde vêm os sons. Assim, o usuário não se desconecta do ambiente e ouve o que está acontecendo ao seu redor e os ruídos de fundo são atenuados.
Os alunos utilizaram o aparelho por um período de uma semana durante os estudos e responderam questionários diários sobre seu desempenho em sala de aula. O estudo examinou seu autorrelato antes de usar o dispositivo em comparação com o relatório durante o uso do dispositivo.
“As pessoas nem sempre estão cientes da dor e dos danos à autoimagem de uma criança com TDAH”, afirma o CEO Uri Goren, cuja família tem uma criança com autismo que sofre de transtorno de déficit de atenção. “Decidimos desenvolver o produto após muitas investigações e, em nossa opinião, este é um avanço significativo que já mostra pelas reações no campo e pelas pesquisas que realizamos que ele funciona”.