Do Ceará para Israel

Após concorrido processo seletivo, o cearense Rodney Fonseca, de 27 anos, foi o ganhador da bolsa de pós-doutorado “Morá Miriam Rozen Gerber Fellowship”, do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, considerada uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo.

Graduado em Estatística na Universidade Federal do Ceará, ele é mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Unicamp.

No Instituto Weizmann, Rodney vai utilizar técnicas estatísticas para desenvolver maneiras de realizar testes em enormes conjuntos de dados (Big Data) que não podem ser armazenados em um único computador devido a questões de privacidade.

“Assim como disse um famoso estatístico americano chamado John Tukey, a melhor parte de ser estatístico é que você tem a chance de brincar no quintal de todo mundo. A possibilidade de trabalhar com dados dos mais variados tipos de problemas é fascinante e uma ótima oportunidade de se aprender sobre várias áreas da ciência, como biologia, medicina, engenharia”, afirmou ele.

“Sou muito grato às agências de financiamento que me ajudaram a seguir sonhando em me tornar um pesquisador e fiquei extremamente contente com a oportunidade proporcionada pelos Amigos do Weizmann para seguir mais longe ainda nessa jornada científica. É muito gratificante saber que contamos com incentivos desse tipo a brasileiros mesmo em tempos difíceis e espero seguir contribuindo com o desenvolvimento científico no Brasil, para futuramente inspirar mais jovens a sonharem em se tornar cientistas”, agradeceu ele.

Saiba mais sobre o Instituto Weizmann de Ciências
Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio. O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.