Doação da família Minev possibilita capacitação gratuita a profissionais de saúde

Uma doação realizada pela família Minev à Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein possibilitou a oferta gratuita de curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade em Saúde a 37 profissionais de saúde do serviço público de Manaus.

A iniciativa possibilitou que profissionais do Ensino Einstein se deslocassem até Manaus para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os alunos. Como trabalho de conclusão de curso, foram realizados projetos de melhoria da qualidade aplicados ao sistema de saúde local, gerando prontamente resultados positivos.

A assistente social e cirurgiã-dentista Nara Esquivel foi aluna do curso e desenvolveu um projeto para enfrentamento do surto de sarampo em Manaus, um problema de saúde enfrentado no município no ano de 2018. “Estamos sugerindo à Secretária Municipal de Saúde o uso desse método como forma de responder de maneira mais eficaz a novos surtos dessa ou outras doenças, que possam ocorrer no município”, explica ela.

Alguns outros exemplos de trabalhos desenvolvidos são a implantação de um núcleo de segurança do paciente em uma maternidade pública de Manaus e o uso de ferramentas de gestão como estratégia de segurança no manejo de medicamentos potencialmente perigosos no ambiente hospitalar. A tendência, agora, é que projetos de melhoria sejam desenvolvidos no sistema público de saúde de Manaus, por meio da aplicação das ferramentas aprendidas em sala de aula.