Empresa israelense lança substituto para o sal

Com a revolução na vida cotidiana causada pela pandemia de coronavírus, cada vez mais pessoas relaxaram em sua alimentação e com isso passaram a consumir mais sal. Para combater essa tendência, a empresa israelense Salt ofthe Earth, com sede em Atlit, perto de Haifa, propõe o uso de umami “mediterrânea”, feita a partir de extratos de elementos como algas e sal marinho, cogumelos e tomates.

Umami, a palavra japonesa para “saboroso”, é considerado o quinto sabor natural, junto com salgado, doce, azedo e amargo. Alguns alimentos que produzem a percepção do sabor umami são, por exemplo, queijo e molho de soja. Em preparações concentradas, também é usado como substituto do sal.

Diante do crescente uso excessivo de sal, o que leva a riscos para a saúde, especialmente os cardiovasculares, alguns especialistas recomendam o uso de umami. “O pó do Umami Mediterranean pode fornecer até 40% de redução de sódio”, disse David Hart, diretor da Unidade de Negócios da empresa israelense.

Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde mostrou que a maioria das pessoas consome muito sal, em média 9 a 12 gramas por dia, cerca do dobro do nível máximo recomendado de ingestão, que é de 5 gramas.

Consumir menos de 5 gramas por dia pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares, derrame e ataque cardíaco em alguns adultos, dizem os especialistas.

Segundo Hart a versão em pó do Umami Mediterrâneo “é uma solução focada” no paladar “e faz um trabalho incrível na redução de sódio, sem sacrificar o sabor”.


Proteja sua família!
Conheça o NetVida, parceiro do ALEF News: acesse.