Encontro Nacional das Escolas Judaicas abordou a excelência ligada à tradição e inovação



A Confederação Israelita do Brasil (Conib) realizou o “5° Encontro Nacional das Escolas Judaicas”, em parceria com o Instituto Samuel Klein e apoio da Agência Judaica e Colégio Renascença. O evento teve como principal objetivo a reflexão sobre a educação judaica no país. Esse ano, foi realizado na nova sede do Colégio Renascença, em São Paulo, e contou com a presença de diretores e coordenadores das escolas judaicas de diversas partes do Brasil.

Fábio Tran, diretor da Omidyar Network, explicou os benefícios que a tecnologia pode ter dentro da sala de aula, como forma de potencializar o trabalho e ser uma ótima ferramenta para os professores. Já Paulo Blank, psicanalista e educador, falou sobre manter o pensamento crítico e normativo em relação à religião, e que o ensino judaico deve ser pensando de forma que atraia o interesse dos alunos, não apenas como uma aula de tradições religiosas, mas sim como uma experiência relevante e atualizada para os dias atuais. Isso é um aspecto que, segundo ele, contribuirá com a excelência da rede das escolas judaicas. O painel teve a moderação do Eduardo Wurzmann. Em seguida, divididos em dois grupos, os convidados discutiram sobre o ecossistema da educação judaica. Os participantes trocaram experiências sobre como elaborar diálogos com os alunos em torno de assuntos polêmicos e de diferenças ideológicas. Concluíram que estar aberto à comunicação e discussão é a base para desenvolver competências nobres.

À tarde, o pastor Ivan Goés apresentou o modelo de governança e gestão da rede das escolas adventistas, com o objetivo de apresentar situações que poderão ser replicadas para a rede das escolas judaicas brasileiras. Um dos momentos significativos do 5° Encontro foi a abordagem sobre a importância da Escolas Judaicas dentro de uma comunidade pequena. O painel contou com a participação de Jânio Alves, diretor geral do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, e Jader Tachlitsky, do colégio Moysés Chvartz de Recife. O evento terminou com uma apresentação sobre o Projeto “Conecteinu”, seus 3 anos de existência e as perspectivas para o futuro, em um novo modelo de governança e gestão. “Foi um dia muito especial para a educação judaica Brasileira. Este evento já é um marco importante para os atores envolvidos com a educação judaica ano Brasil”, disse Sérgio Napchan, diretor-geral da Conib. Fotos: Eliana Assumpção.