[bsa_pro_ad_space id=21]

Entrevista: Ronaldo Gomlevsky fala sobre seu novo livro e a comunidade judaica

Ronaldo Gomlevsky na época em que presidia a FIERJ
Ronaldo Gomlevsky na época em que presidia a FIERJ

“Furacão no Gueto” é o nome do livro de Ronaldo Gomlevsky que será lançado no dia 15 de outubro, a partir das 18h, no Clube Israelita Brasileiro (CIB). Abaixo, uma entrevista exclusiva com o autor:

O que o livro relata de diferente? O que tem de original?
“Furacão no Gueto” conta a história ainda não escrita de um grupo de judeus que revolucionou a vida comunitária no Rio de Janeiro, usando a FIERJ como ferramenta e colocando em marcha modificações profundas na forma acanhada e temerosa que era marca registrada encontrada na participação judaica na sociedade brasileira, muitas vezes escondendo sua condição religiosa. O livro mostra como os judeus brasileiros começaram a fazer uso da ação politica para se fazerem respeitados em sua condição étnico-religiosa. Imperdível pelo relato absolutamente inédito e verdadeiro que oferece aos leitores.

Por que somente 34 anos depois de sua experiência à frente da FIERJ você decidiu lançar este livro?
O livro demorou cerca de três anos para ser escrito. Muita gente foi ouvida e fez seus relatos. Precisei de 30 anos para me distanciar dos fatos, avaliar minha atuação até hoje, única em termos de produtividade, inovação e mudança social de rumo e, assim, ter vontade de colocar no papel quase tudo o que aconteceu. “Furacão no Gueto” vai servir de bússola para quem quiser presidir a FIERJ com qualidade.

Antecipe para os leitores do ALEF um caso emblemático que tenha vivenciado à frente da FIERJ.
O enfrentamento oficial dos judeus do Rio de Janeiro, todos armados, sob meu comando, contra os nazistas tupiniquins que imaginaram poder nos afrontar. Foi uma grande vitória nossa que mostramos ao Brasil que somos cidadãos e que o país também é nosso e que jamais iremos aceitar passivos ataques à nossa comunidade. A história está contada no livro e traz fotos que comprovam o momento libertador e absolutamente novo em termos de comportamento judaico nas ruas, produzido por nós.

Como você avalia a comunidade judaica hoje e, particularmente, a atuação da FIERJ?
A FIERJ vem sendo dirigida sem objetivo de resgate comunitário. Problemas individuais de judeus têm sido relegados. As pessoas não são atendidas. A FIERJ perdeu credibilidade e independência, tanto física quanto ideologicamente. Perdeu a perspectiva de que é uma instituição política que fala pelos judeus do Rio de Janeiro e que não representa o Estado de Israel. A FIERJ precisa voltar a ser o esteio dos judeus do Rio de Janeiro, reencontrando seu destino que está enterrado no fundo de algum poço, no deserto do Neguev. Quanto à comunidade judaica, ela diminuiu de tamanho, empobreceu, perdeu perspectiva, recuou no tempo, está nas mãos de rabinos e participa das ações comunitárias constantes, do dia a dia, com menos de 5% de seus membros. Mas vamos voltar ao topo com este grupo que dirije a FIERJ, hoje. Tenho certeza de que o novo presidente Ary Bergher vai resgatar a minha FIERJ. Por isso, o apoiei e acredito no que ele já vem fazendo.

Quais são as principais questões atualmente enfrentadas pelos judeus da diáspora?
Anti-judaísmo, antissionismo, desorganização na segurança, empobrecimento generalizado, falta de liderança de verdade, falta de ensino adequado sobre a história da comunidade nas escolas, dirigentes defasados, falta de um caixa único sob a égide da FIERJ que arrecade e decida em que projetos investir. Estes são alguns de nossos problemas.

shopping cart application what major companies outsource whats a dmp whats ad blocker whats adblock whats dmp what's the best ecommerce platform where is adblock where to download adblock where to find ad blocker
thesis writer

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   | eqt support adv 93   | eqt support adv 9317   | eqt support adv black green   | eqt support adv pk   |


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/consultoriadigit/alefnews/wp-includes/functions.php on line 3570