Escola de Pais e Filhos 2019 no Eliezer Max

A segunda edição da Escola de Pais Eliezer Max, agora ampliada para Escola de Pais e Filhos, aconteceu no dia 18 de agosto com a presença de famílias, crianças, profissionais da escola e convidados. A motivação do encontro foi aprofundar a reflexão sobre um tema de fundamental importância: qual a relevância da educação para nossas crianças e jovens de hoje visando a construção da sociedade do futuro?

O tema foi definido a partir da prioridade da equipe pedagógica nesse ano de 2019, que é levar aos pais e alunos informações sobre a Educação, sobretudo por estarmos vivendo no Brasil o processo de implementação de uma nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O evento foi aberto pelo presidente da Diretoria de Pais, Fabio Beildeck, que apresentou o primeiro palestrante convidado: o dinamarquês Peter Kronstrøm, diretor do Copenhagen Institute for Future Studies Latin America (CIFS-Latam). Peter fez uma elogiada apresentação sobre “O que esperar do futuro e o que a educação deve considerar visando preparar bem as crianças e jovens para este futuro?”.

O painel seguinte, mediado por Rubem Dario Ferman, debateu “A relevância da educação judaica na visão de profissionais que atuam em vários campos do saber” e contou com a presença de convidados especiais: Ariel Schvartz, Fabio Szwarcwald, Keila Grinberg, Monique Sochaczewski Goldfeld, Raul Cesar Gottlieb e Sandra Flanzer.

O produtor americano Howard Blumenthal apresentou seu projeto “Kids on Earth”, um registro das perspectivas de futuro de crianças e jovens gravadas em vários países. Na parte da manhã, o produtor já havia gravado depoimentos de alunos da escola para sua plataforma de vídeos.

Encerrando o dia, Paulo Miragaya, Coordenador de Cultura Judaica de Fundamental II e Ensino Médio do Eliezer Max, mediou o debate “O que aprimorar no Projeto Eliezer Max para a formação dos jovens de hoje para a sociedade do futuro?”, uma discussão em grupos com alunos, ex-alunos, representantes dos movimentos juvenis, educadores e demais interessados sobre o sentido de uma formação escolar judaica relevante para a vida. Veja a cobertura completa clicando aqui.