FIERJ comemora sucesso do “Fest Rio Judaico”. Evento contou com o apoio do ALEF News

A FIERJ organizou, na Praça Nossa Senhora da Paz/Ipanema, a terceira edição do “Fest Rio Judaico”, considerado o principal festival de cultura judaica da America Latina e que teve o apoio do ALEF News. Arnon Velmovitsky, presidente da instituição, e Suzana Bennesby, coordenadora do evento, comemoram o sucesso desta iniciativa que este ano contou com 100 expositores de produtos e comidas típicas.

Houve profundo envolvimento das escolas judaicas, movimentos juvenis, sinagogas e várias entidades, com uma intensa programação cultural que contou com palestrantes como Dafne Horovitz, Fabio Rosenfeld, Gary Grunberg, Déboraa Finkelstejn, Sergio Kandelman, Simone Dana, além de dinâmicas realizadas por Letícia Binenbojm e Babi Wrobel; workshops organizados pelos Colégios Barilan, Eliezer Max, A. Liessin, Escola ORT e Conselho Juvenil; apresentação dos corais da Escola Aleksander Laks, Coral Israelita Brasileiro e Shalom Al Israel; declamação de um poema pela Chazit Hanoar; apresentação de bandas dos movimentos juvenis Betar Bnei Akiva, Habonim Dror, Hashomer Hatzair, das escolas Eliezer Max, ORT, A.Liessin e Barilan, Banda Jazz Quartelinho e apresentação musical Rancho Praça Onze, que tocou músicas em idish.

Durante o evento também houve shows dos cantores Dani Flomin, Nicole Sender e Naum Rojtemberg, apresentações de peças do Instituto Cohen Cia de Teatro e Teatro Residencial Israelita, danças da lehaká do Colégio Eliezer Max (Kineret) e lehaka Nirkoda (Kineret/Liessin) e Arkadá com o prof. Luiz Felipe. Estiveram presentes o governador Wilson Witzel; a primeira-dama do município do RJ, Sylvia Crivella; o secretário de Cultura, Ruan Lira; o deputado Alexandre Knoploch, os vereadores Teresa Bergher e Marcelo Arar e o cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, Osias Wurman. As fotos oficiais do evento foram tiradas por Ricardo Nigri: acesse clicando aqui.