Foodtechs de Israel se destacam mundialmente



O setor de foodtech israelense engloba uma gama diversificada de empresas e soluções inovadoras, incluindo agritech, ecommerce, substitutos de carne e tecnologias de melhoria de alimentos. No total, o país abriga cerca de 700 startups e empresas nos setores de tecnologia de alimentos e agtecnologia. As empresas Isra\elnses nessas indústrias levantaram US $ 759 milhões desde 2014.

As indústrias locais de alimentos e agtech se beneficiam de instituições de pesquisa altamente estimadas, investimentos robustos do setor público e o dinamismo da cultura de startup de Israel. Entre as organizações comprometidas com o desenvolvimento do setor de tecnologia de alimentos do país está a The Kitchen, uma incubadora com sede em Ashdod, cujo portfólio de empresas está lidando com diversos desafios, da robótica de fábricas de alimentos à produção alternativa de proteínas e análises de segurança alimentar. Em setembro de 2018, a Autoridade de Inovação de Israel anunciou planos para uma nova incubadora de tecnologia de alimentos em Safed, com a Autoridade investindo 100 milhões de NIS na instalação durante um período de oito anos.

Conheça startups israelenses que transformaram a forma como os alimentos são produzidos e experimentados:

• A empresa de biotecnologia Evogene aproveita a biologia computacional e a análise de big data para melhorar o desempenho das culturas, criando plantas resistentes a pragas. A empresa formou parcerias com várias corporações multinacionais, incluindo BASF, Bayer e Monsanto.

• A tecnologia da Doux Matok reduz o teor de açúcar e sal dos alimentos sem sacrificar o sabor. Como funciona? A empresa concentra sal e açúcar em um transportador mineral projetado para fornecer sabores de forma mais eficiente a receptores de sabor. A Doux Matok formou parcerias com várias empresas multinacionais e seus primeiros produtos estão previstos para chegar ao mercado no final de 2019.

• A Future Meat Technologies, sediada em Jerusalém, decidiu romper o mercado de produção de carne fabricando produtos cárneos através da gordura animal e das células musculares. O braço de capital de risco da Tyson Foods é um investidor na empresa, que pretende lançar seus primeiros produtos no mercado em 2020.

Algumas das empresas de tecnologia de alimentos de maior sucesso de Israel tornaram-se marcas globais ou foram adquiridas por marcas globais existentes que buscam capitalizar a engenhosidade israelense. O ano de 2018 provou ser de grande sucesso para as aquisições israelenses de tecnologia de alimentos, com uma série de acordos de alto perfil colocando os holofotes no setor. A empresa-mãe da Budweiser, AB InBev, adquiriu a empresa de análise de bebidas WeissBeerger em um acordo de US $ 80 milhões. A International Flavors & Fragrances comprou a empresa de sabores Frutarom por US $ 7,1 bilhões, marcando a segunda maior aquisição de uma empresa israelense até o momento. A aquisição de US $ 3,2 bilhões da SodaStream pela Pepsico, concluída em dezembro, encerrou o ano de grande sucesso da israelense foodtech. No dia 23 de setembro, o “FoodTech IL”, o principal evento do setor, reunirá empresas multinacionais de alimentos e bebidas, investidores e startups israelenses de alimentos.