Gandhi enviou mensagem aos judeus no início da Segunda Guerra Mundial

Carta de 01 de setembro de 1939, divulgada pela Biblioteca Nacional de Israel, revelou que o pacifista indiano Mahtma Gandhi enviou mensagem ao líder da comunidade judaica indiana pela passagem do Ano Novo judaico em que afirmou: “Transmito meus votos de um bom ano a você, assim como desejo que o novo ano signifique uma era de paz para o seu povo aflito”. A carta foi enviada no mesmo dia em que começou a Segunda Guerra Mundial na Europa.

“A carta é significativa porque, embora endereçada a um importante líder judeu indiano, representa uma mensagem de Mahatma Gandhi ao povo judeu na véspera do Holocausto, escrita no mesmo dia em que os nazistas invadiram a Polônia”, explica Zack Rothbart, funcionário da biblioteca que pesquisou o documento. “É de uma das figuras mais proeminentes do século 20, que geralmente não é discutida em um contexto judaico ou israelense”.

Pouco antes de ser assassinado, em 1948, Gandhi chamou o Holocausto de “o maior crime do nosso tempo”, embora não defendesse uma reação ao nazismo e ainda estivesse arraigado ao seu princípio em favor do pacifismo. “Os judeus deveriam ter se oferecido para o sacrifício. Eles deveriam ter se jogado no mar a partir de falésias”, teria dito ele em uma de suas biografias. “Isso teria despertado o mundo e o povo da Alemanha (para a sua questão), assim como eles sucumbiram aos milhões”.

“Todas as minhas simpatias são pelos judeus”, escreveu Gandhi em um artigo de 1938 em sua publicação em Harijan. “Se houvesse uma guerra em defesa da humanidade, uma guerra contra a Alemanha para impedir a perseguição arbitrária de toda uma raça, seria plenamente justificada. Mas não acredito em nenhuma guerra”.