Ginasta olímpica de 98 anos, sobrevivente do Holocausto é a atleta viva de maior sucesso da Hungria

Agilidade e humor são traços que ajudaram Agnes Keleti, de 98 anos, a sobreviver ao Holocausto. Ela possui 10 medalhas olímpicas como ginasta e é a atleta olímpica mais condecorada do país de todos os tempos.

Keleti, que deixou a Hungria em 1957 e viveu em Israel, agora é celebrada como uma heroína nacional em seu país de origem. Ela sobreviveu ao Holocausto graças a documentos de identidade falsificados. A mãe e a irmã de Keleti foram salvas pelo diplomata sueco Raoul Wallenberg. Seu pai e tios foram assassinados em Auschwitz.

Keleti ganhou sua primeira medalha de ouro olímpica nos Jogos de Helsinque, de 1952, quando competiu contra atletas 10 anos mais novos. Este foi apenas o aquecimento de seu desempenho espetacular nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne. Aos 35 anos, competindo contra ginastas com metade de sua idade, colecionou 4 medalhas de ouro e 2 de prata. “Eu era muito rigorosa comigo mesma”, afirmou ela. “É a única maneira de obter desempenho”. Em 2017, ela ganhou o “Prêmio Israel”, a mais alta distinção do governo israelense, na categoria esportes.