Grega de 92 anos se reúne com família que ajudou a proteger do nazismo

A grega Melpomeni Dina, de 92 anos, se reuniu, pela primeira vez, com dois judeus que ela ajudou a esconder e a salvar da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Dina e duas irmãs abrigaram a família de Sarah na casa delas, na Grécia. As órfãs enfrentaram o perigo de esconder seis judeus dos nazistas. Um quartinho só para duas famílias. Sarah era uma criança, mas lembra que Dina e as irmãs dividiam a pouca comida e distraiam os menores com brincadeiras.

Quando um bebê dessa família judia adoeceu, as três se arriscaram: levaram o irmão de Sarah para o hospital, mas o bebê acabou morrendo. Depois de um ano, o risco ficou maior. As irmãs ajudaram a família judia a fugir, cada pessoa para um lugar diferente, para não levantar suspeitas. Sarah e os irmãos acabaram se reencontrando em Israel.

Os nazistas ocuparam a Grécia entre 1941 e 1944. E mataram a maioria dos judeus gregos. Já houve outras histórias de reencontros décadas depois dos resgates. Mas a direção do museu em Jerusalém acha que esse provavelmente foi o último: as pessoas envolvidas nas histórias ou já morreram ou estão velhas demais para viajar.

Dina disse que foi criada e criou os filhos para ajudar os outros. Ela falou que, depois de rever os seus protegidos, já pode morrer tranquila. A família de Sarah encheu sua protetora de beijos. Um dos netos de Sarah disse que ela é uma inspiração pelo heroísmo e pela humanidade. Dina é a prova de que coragem significa mesmo agir com o coração.