Grupo de Bnei Menashe, da Índia, chega a Israel

Oriundos de Manipur, na Índia, os 235 Bnei Menashe preservaram as tradições judaicas por gerações. A mudança é fruto de uma decisão do Ministério da Aliá e Integração e da organização Shavei Israel.

Michael Freund, presidente da Shavei Israel, destacou: “Os olim que desembarcaram esta manhã juntam-se aos mais de 4.000 Bnei Menashe que já vivem em Israel e foram integrados à sociedade israelense com sucesso. Não devemos esquecer que 6.500 membros da comunidade ainda estão esperando na Índia e ansiando pelo momento em que também possam vir a Israel e é nosso dever fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso aconteça”.

Os Bnei Menashe, ou filhos de Manassés, afirmam ser descendentes de uma das Dez Tribos Perdidas de Israel que foram enviadas ao exílio pelo Império Assírio há mais de 27 séculos. Seus ancestrais vagaram pela Ásia Central e Extremo Oriente por séculos antes de se estabelecerem no que hoje é o nordeste da Índia, nas fronteiras da Birmânia e Bangladesh. Ao longo de sua estada no exílio, os Bnei Menashe continuaram a praticar o judaísmo como seus ancestrais faziam.