Israel Aerospace Industries cria solução para esterilizar aeronaves

A Israel Aerospace Industries, principal empresa aeroespacial e de defesa israelense, criou um sistema robótico inovador para esterilizar rapidamente aeronaves de passageiros usando a tecnologia de luz ultravioleta.

A empresa adaptou a tecnologia UV-C (comprimento de onda ultravioleta curto), amplamente utilizado para purificar a água, nas últimas semanas para desinfetar com sucesso as instalações do Hospital Sourasky, em Tel Aviv.

A tecnologia é baseada na radiação eletromagnética emitida com um comprimento de onda de 254 nanômetros – uma frequência que mata todos os germes e vírus e é mais eficaz do que a limpeza química tradicional das superfícies da cabine.

O sistema provou ser mais rápido do que a limpeza tradicional da cabine interna e esteriliza tudo nas proximidades do sistema, incluindo o estofamento dos assentos da aeronave e outros tecidos.

As soluções de limpeza habituais exigem muito tempo e envolvem produtos químicos, água e líquidos e os passageiros não podem embarcar no avião até que ele seque. Ao usar este sistema, a companhia aérea pode embarcar imediatamente os passageiros após concluir o processo de limpeza.

A adaptação do sistema para uso móvel em aeronaves não deixou de ter seus desafios. A implantação da tecnologia requer aprovação regulatória das autoridades da aviação, a adição de um poderoso sistema de energia CA integrado e a capacidade de navegar entre os assentos mais estreitos da aeronave.

A introdução de tecnologias eficazes de esterilização de cabine será essencial para o lançamento de operações em larga escala na indústria da aviação e para restaurar a confiança do público nas viagens de avião.