Israel lança sua primeira nave espacial para explorar a Lua



A nave espacial israelense lançada da base de Cabo Canaveral, Flórida (EUA), é a menor e mais barata que já desembarcou na Lua. O país agora figura entre as três superpotências que já fizeram aterrissagens lunares: EUA, Rússia e China.

Denominada “Beresheet” (“Gênesis”, em hebraico), a sonda, lançada por um foguete Falcon 9, da Space X, foi construída com capital privado pela SpaceIl, empresa sem fins lucrativos, em cooperação com a Israel Aeronautics Industries.

Com um valor estimado em US$ 100 milhões, é considerada a nave mais barata em comparação com os bilhões gastos em missões lunares anteriores. Além disso, ela mede 1,5 metro de altura por 2 metros de largura, pesa um total de 600 quilos e pode atingir a velocidade de 10 quilômetros por segundo.

O principal objetivo da missão é medir o campo magnético da Lua, além de estar programada para viajar 6,5 milhões de quilômetros e realizar órbitas elípicas em torno da Terra por cerca de dois meses. Dez dias antes do pouso, que deve acontecer no dia 11 de abril, a “Baresheet” fará uma manobra para entrar na órbita lunar.