Israel na vanguarda da Inteligência Artificial

Israel tornou-se uma potência líder em Inteligência Artificial. Este rico ecossistema do país tem verificado um crescimento significativo nos últimos anos, com o número de empresas de IA mais do que duplicando desde 2014 e centros multinacionais de P&D em Israel sendo pioneiros nos grandes avanços no campo. De acordo com um relatório da Start-Up Nation Central, Israel era o lar de 1.150 empresas relacionadas à IA no final de 2018, em comparação com 512 dessas empresas em 2014. Enquanto as empresas relacionadas à IA respondiam por 17% de todas as empresas de tecnologia e startups israelenses. Em 2018, o relatório constatou que eles atraíram 32% de todas as rodadas de financiamento e 37% do total arrecadado no ano passado.

As corporações multinacionais tentaram capitalizar as proezas de Israel em IA, como evidenciado pela vibrante atividade de P&D no país e o crescente número de aquisições de empresas de IA israelenses. O famoso Project Debater da IBM – que ganhou destaque global quando surgiu no ano passado como o primeiro sistema de inteligência artificial capaz de debater seres humanos em questões complexas – foi desenvolvido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da IBM em Haifa. A equipe de P&D do Google, sediada em Tel Aviv, desenvolveu o Google Duplex, que usa IA e processamento de linguagem para executar tarefas como marcar um corte de cabelo ou reservar um jantar. No final de 2018, a fabricante de chips Intel uniu forças com o Technion-Israel Institute of Technology para lançar um novo Centro de Inteligência Artificial; A rival Nvidia também abriu um centro de P&D em 2018.

Entre as muitas aquisições de empresas de IA com sede em Israel, algumas se destacaram nos últimos meses: em março, o McDonald’s adquiriu a Dynamic Yield, empresa de personalização baseada em IA, um negócio que veio logo após a aquisição da Aspectiva pelo Walmart, que usa AI e recursos naturais de processamento de linguagem para avaliar o sentimento do consumidor. No ano passado, a Salesforce adquiriu a Datorama, empresa de análise de marketing, por US$850 milhões, e a Medtronic comprou a Nutrino, uma startup de nutrição personalizada baseada na IA.

Olhe além das manchetes de fusões e aquisições e você encontrará muitas empresas israelenses de ponta que impulsionam novas inovações em inteligência artificial. Aqui está apenas uma pequena amostra:

• Fundada em 2017, a Hailo está desenvolvendo um microprocessador de aprendizado profundo especializado projetado para permitir a computação AI em dispositivos de ponta. Adaptado a dispositivos incorporados, o processador da empresa é projetado para operar com consumo, tamanho e custo mínimos de energia.

• Com base na neurociência proprietária, a Cortica é especializada em IA autônoma projetada para imitar os processos naturais do córtex de mamíferos. A tecnologia da empresa tem uma ampla gama de aplicações, incluindo veículos autônomos, câmeras de segurança, drones, robótica, análise de imagens médicas e muito mais.

• A OrCam Technologies está ajudando os cegos e deficientes visuais a viver de forma independente com seu dispositivo de inteligência artificial vestível, que lê texto, reconhece rostos e identifica produtos. A empresa foi fundada em 2010 por Amnon Shashua e Ziv Aviram, os co-fundadores da Mobileye, que a Intel comprou por US$15,3 bilhões em 2017.