Israel pretende “ressuscitar” o Mar Morto



Cerca de 70% dos turistas estrangeiros visitam o Mar Morto, mas não costumam pernoitar, ou o fazem por apenas um ou dois dias. Diante desta constatação, Nir Kedmi, diretor-executivo da Empresa Governamental para a Preservação do Mar Morto, apresentou o projeto “Vale do Mar Morto”, através do qual Israel pretende construir mais 17 hotéis de luxo.

A região tem enorme potencial: não há chuvas em 99% do ano e as temperaturas no inverno ficam entre 25 e 11 graus. A proximidade do deserto de Neguev e das ruínas de Massada misturam história e natureza como seus atrativos.

Há dois anos avança a remodelação dos complexos hoteleiros atuais, com 4 mil leitos, que dobrará sua capacidade e com a qual pretendem ampliar o mercado para o turismo do exterior, se aproveitando também do recém-inaugurado aeroporto internacional de Eilat, no sul do país.

O projeto segue os parâmetros ambientais para salvar este lago salgado que, se não fosse encontrada uma solução, poderia desaparecer em décadas, porque atualmente perde mais água por evaporação do que recebe pelos mananciais naturais e está secando.