Israelenses criam robô salva-vidas movido a energia solar

A startup israelense Coral Detection Systems desenvolveu um robô salva-vidas autônomo para piscinas. O equipamento usa um sistema de câmeras e Inteligência Artificial para evitar afogamentos. O sistema fica ligado 24 horas e funciona à base de energia solar. Também há a possibilidade de usar uma bateria para eventuais emergências.

O “Manta 3.000” tem capacidade de monitorar uma área de 10 metros quadrados com uma câmera subaquática conectada a um sistema computacional. A tecnologia identifica qualquer pessoa que entre na piscina. Além disso, toda vez que alguém entra e sai da água a máquina registra e usa o aprendizado de máquina para montar sua base de dados.

Um alerta é emitido caso uma pessoa afunde a cabeça por mais de 15 segundos na água e, caso a situação permaneça, alarmes progressivos são acionados. A ideia é que quem estiver próximo poderá intervir e salvar a tempo alguém em situação de afogamento.

Fora a manutenção de rotina, não é necessário mais nenhuma intervenção humana para o funcionamento do robô. Embora não seja o pioneiro no sistema projetado para funcionar como salva-vidas, é um dos mais acessíveis: vai custar menos de US$ 2.500.