Membros de “Novas Gerações” do Congresso Judaico Latino-Americano vão aos Emirados Árabes Unidos fortalecer pontes entre judeus e muçulmanos

Cinco membros do programa “Novas Gerações” do Congresso Judaico Latino-Americano estiveram na delegação de 40 jovens diplomatas do Congresso Mundial Judaico que se reuniu com governantes, líderes religiosos e empreendedores muçulmanos.

Ariel Krok e Sebastian Watenberg representaram o Brasil. O encontro aconteceu nos Emirados Árabes Unidos. Lá, tiveram encontros com os ministros da Tolerância e do Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos e com o embaixador de Israel no país do Golfo.

Também visitaram a Academia Diplomática Anwar Gargash, onde jovens judeus de todo o mundo mantiveram reuniões de networking com jovens emiratis; conversaram com políticos do Departamento de Cultura sobre o revolucionário projeto da Abraham Family House, que é uma ideia inspirada no documento para a Fraternidade Humana, assinado em 2019 pelo Papa Francisco e pelo Sheikh Ahmed el-Tayeb. Nesse local está sendo construído um complexo que abrigará uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja.

Em Dubai, se encontraram com o ex-cônsul de Israel no Brasil, hoje embaixador de Israel nos Emirados Árabes Unidos, Ilan Sztulman, e conheceram a Expo Dubai.

Para Sebastian, a visita foi transformadora e superou todas a expectativas. Já Ariel Krok enfatizou: “Foi uma oportunidade única de ver ´in loco´ o impacto dos Acordos de Abraão nos Emirados”.

Eles acreditam que esses encontros, contatos e troca de experiências, somadas às pontes e novas amizades, deram a certeza de uma paz real, duradoura e cheia de oportunidades.

Sebastian concluiu: “A sensação que tivemos durante a viagem não foi a de que estávamos fazendo novos amigos, mas que estávamos reencontrando velhos amigos!”