Na Rússia, circo exibe animais com suásticas nazistas

Na cidade de Izhevsk, na Rússia, um número de circo acabou gerando uma investigação policial ao vestir animais com roupas com suásticas nazistas. A apresentação foi encomendada pela Igreja Ortodoxa Russa, e teve um público composto principalmente de crianças.

Em vídeos do número circense, é possível ver cabras e macacos ostentando símbolos do Terceiro Reich enquanto são guiados por treinadores vestidos com uniformes militares soviéticos.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a Igreja e o circo responderam às críticas dizendo que o objetivo da apresentação seria “condenar os ideais da Alemanha Nazista” ao “representar a vitória soviética sobre o fascismo”.

O site também explica que, em 2020, Vladimir Putin, presidente da Rússia, aprovou uma lei que permite a exibição de símbolos nazistas desde que eles possuam uma conotação negativa no contexto em que são expostos – assim, a propaganda da ideologia fascista continua proibida.

Para Rashid Khusnutdinov, que é presidente da Câmara na cidade onde tudo aconteceu, o circo não cometeu nenhuma infração: “A lei permite o uso de símbolos nazistas para esses fins. Vemos a mesma coisa acontecendo, por exemplo, em vários filmes soviéticos maravilhosos sobre a Segunda Guerra Mundial”.