Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar

Texto da Confederação Israelita do Brasil e da Federação Israelita do Estado de São Paulo: A comunidade judaica foi surpreendida pela edição semanal nº 2602 da Revista IstoÉ que, a pretexto de abordar questões da política nacional enveredou para uma matéria com conteúdo claramente antissemita.

O texto intitulado “O Goebbels do Planalto” comparando um membro de nossa comunidade, Fábio Waingarten, ao carrasco nazista e montando um quadro ilustrativo intitulado “a manipulação da colônia judaica” ultrapassou a barreira do jornalismo ético e informativo que todos nós prezamos enquanto brasileiros.

A CONIB e a FISESP, enquanto representantes da comunidade judaica, tomarão as medidas judiciais cabíveis para que manifestações de cunho claramente antissemita não sejam toleradas. Foi formalizada a contratação dos advogados criminalistas José Luis Oliveira Lima e Daniel Kignel que atuarão pro bono em nome da comunidade judaica analisando e propondo as medidas judiciais a serem adotadas.

A liberdade de imprensa que tanto valorizamos não pode se confundir com a discriminação e com o antissemitismo. Não vamos calar, não vamos admitir, não vamos silenciar.