Nosso Iom Haatzmaut no Liessin!

Ontem nossa escola esteve em festa! A cerimônia começou logo cedo e, como sempre, tendo nossos alunos como protagonistas. Desta vez convidamos os alunos da 3a série do ensino médio para conduzirem a linda festa. Ao longo do dia tivemos oficinas, arkadá, jardinagem, e muitas outras atividades que conectaram todos os nossos alunos a Eretz Israel nesta data tão importante pra nós. Israel 73 anos!

E pra vocês sentirem um pouquinho do que nós sentimos, segue o discurso do nosso aluno Felipe Mitidieri:
“Eu poderia falar de Israel durante horas. Poderia descrever a terra de um povo histórico. Poderia discorrer acerca das tradições e das culturas do país. Poderia me delongar nas suas maravilhas naturais. Ou até em sua vanguarda tecnológica. Mas como será que eu, ou melhor, nós, alunos do Liessin, enxergamos Israel?
Bem, nós aprendemos desde cedo sobre o país. Comemoramos Yom Haatzmaut na escola, aprendemos Hebraico, Israelidade. Alguns aqui já tiveram a oportunidade de conhecer, pessoalmente, Israel. Outros, como eu, – e sei que esse é um assunto bastante sensível para muitos de nós, da terceira série -, nunca tiveram essa chance. Mas eu sei que falo por todos – os que já visitaram e os que desconhecem – quando digo que, um dia, pisaremos, pela primeira, segunda ou terceira vez, naquele solo repleto de vida, emoção e identidade.
Israel, justamente por isso, é muito mais do que um país. É a marca da união judaica. Da resistência judaica. De geração em geração, a nação foi se erguendo em ideais de tradição, de história e, ao mesmo tempo, de renovação. Esses 73 anos de resistência mostram um grupo, um povo, em harmonia.
Nós, aqui no Liessin, testemunhando essa data tão importante para a comunidade judaica no mundo inteiro, representamos a esperança, hatikva, um sentimento mais do que fundamental nos tempos em que vivemos. Estudantes comemorando e mantendo viva a tradição de nossos antepassados, que preço tem isso? Para finalizar, gostaria de, em nome de todos aqui presentes, desejar a Israel um feliz aniversário. 73 anos. Um futuro de muita paz, luz e união. Obrigado.”