Pela primeira vez na história, Grécia elege judeu como prefeito


Moisés Elisaf será o primeiro prefeito judeu na história da Grécia, depois de vencer o segundo turno das eleições locais na cidade de Janina, no noroeste do país. Ele conquistou o cargo com um resultado apertado de 50,3%, após ter ficado em segundo lugar no primeiro turno. “A sociedade local rejeitou os estereótipos e o discurso racista e avaliou com critérios objetivos o nosso programa”, declarou.

Elisaf ressaltou que, embora ninguém tenha utilizado de forma oficial um discurso antissemita durante a campanha eleitoral, algumas personalidades locais tentaram convencer os eleitores a não votar nele utilizando sua raça e credo como argumento.

O discurso antissemita foi comum na Grécia inclusive antes do crescimento — por causa da crise econômica — do partido neonazista Amanhecer Dourado. O cemitério e a sinagoga de Janina foram vandalizados em várias ocasiões.

Nascido em Janina em 1954, Elisaf é professor da Faculdade de Medicina local e foi líder da comunidade judaica local durante 17 anos. Além disso, atualmente é membro da executiva do Conselho Central Judaico da Grécia.