Pesquisadores israelenses desenvolvem técnica para tornar painéis solares mais eficientes

Pesquisadores israelenses, liderados pelo professor Avner Rothschild, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Technion, em parceria com cientistas da Universidade Ben-Gurion e Helmholtz-Zentrum Berlin, desenvolveram avanços na compreensão de como funcionam os semicondutores.

Os painéis solares usam células fotovoltaicas ou células fotoeletroquímicas para funcionar. As células fotoeletroquímicas só podem gerar energia durante as horas de luz solar e requerem baterias externas para manter a energia durante a noite. Por outro lado, as células fotovoltaicas não precisam de baterias externas, mas usam semicondutores.

Os semicondutores permitem que a energia da luz divida as moléculas de água em oxigênio e hidrogênio, que por sua vez são armazenados como uma fonte de combustível separada para uso posterior. A hematita, o material mais comum usado como semicondutor, sofre de falta de eficiência, o que pode gerar desperdício de energia potencial. A equipe de Rothschild desenvolveu uma nova técnica para testar a eficiência da hematita e de outros materiais semicondutores, que esperançosamente permitirá que painéis solares mais eficazes sejam desenvolvidos no futuro.

Alan Aziz, CEO da Technion UK, explicou: “Reduzir o uso de combustíveis fósseis é o desafio mais importante que nosso planeta enfrenta e a resposta deve ser usar a energia gratuita que está ao nosso redor. Melhorar os painéis solares é apenas outra ideia brilhante que surgiu dos cientistas do Technion”.

A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável para o futuro, com painéis solares convertendo os raios de luz do Sol em eletricidade. Algumas fontes estimam que a quantidade de luz solar que atinge a Terra em apenas uma hora e meia é suficiente para cobrir nosso consumo global de energia por um ano inteiro.

Fonte: The Jerusalem Post/Israel Trade