Pesquisadores israelenses projetam sistema que permite “ver” através do toque

Uma abordagem que demonstra a incrível plasticidade do cérebro permitiu que as pessoas adquirissem “um novo sentido”. Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências projetaram um sistema que converte informações visuais em sinais táteis, possibilitando “ver” objetos distantes através do toque.

Pessoas cegas desde o nascimento e participantes de olhos vendados, após um treinamento de duas horas, aprenderam a identificar objetos corretamente em menos de 20 segundos, um nível de desempenho sem precedentes.

Com o Sistema ASenSub, um conversor cria sinais táteis com base em informações visuais captadas por uma câmera anexada à mão do usuário. A imagem é convertida em sinais táteis através de um conjunto de 96 pinos colocados sob as pontas de três dedos da mesma mão. O brilho do pixel define a altura de cada pino. Se a câmera escaneia um triângulo preto em uma superfície branca, os pinos correspondentes aos pixels brancos permanecem planos, enquanto aqueles mapeados para pixels pretos são elevados, produzindo a sensação virtual de apalpar um triângulo.

Segundo os cientistas, recriar a “sensação” de um objeto movimentando os dedos, permite usar estratégias sensoriais profundamente arraigadas.

Mais informações em Sight through Touch: The Secret Is in the Hand Movements