Por voz ou localização, apps israelenses alertam usuários sobre os riscos de Coronavírus

Um aplicativo israelense informa se você esteve próximo de um portador de Coronavírus e outro avalia se você foi contaminado com o Covid-19 com base no som da sua voz. Em Israel, país conhecido também por “nação das startups”, com quase 10% dos trabalhadores alocados no setor de alta tecnologia, a pandemia fez com que uma enxurrada de novas tecnologias fosse projetada para conter a transmissão.

A organização sem fins lucrativos Start-UpNation Central compilou um diretório de cerca de 70 empresas israelenses de tecnologia que desenvolvem respostas ao novo vírus.Um dos aplicativos que mais se destaca é o “Hamagen”, (“o escudo”), lançado em março pelo Ministério da Saúde, que explicou: “O aplicativo é um meio destinado a informar com precisão, e em tempo real, se o usuário esteve em contato com uma pessoa infectada pelo Coronavírus”

Usando a tecnologia de geolocalização, o aplicativo informa os usuários sobre quaisquer pontos de contato com casos conhecidos do Covid-19. Disponível em cinco idiomas, ele já foi foi baixado por mais de um milhão de vezes. Os usuários recebem mensagens do tipo: “nenhum ponto de interseção foi encontrado com pacientes com Coronavírus”; “Avisaremos se houver algo novo”.