[bsa_pro_ad_space id=1]

Rejeição política levou Hitler ao poder

Hitler

Um documento tornado público pelo historiador Thomas Weber, da Universidade de Aberdeen, revela que Adolf Hitler tentou ingressar em outro partido político de extrema-direita antes de se filiar ao Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista. Em 1919, ele foi rejeitado pelo recém-formado Partido Socialista Alemão, decisão que acabou sendo determinante para sua ascensão política. “Até um ano antes, ele não demonstrava nenhuma qualidade de liderança e estaria feliz em seguir ordens, em vez de dar ordens”, comentou Weber, em entrevista ao “Guardian”.

Segundo a tese do historiador, o Partido Socialista, de extrema-direita, era muito maior do que o Partido Nazista, com mais lideranças consolidadas. Se Hitler tivesse sido aceito, provavelmente seria colocado em uma função menor e, dessa forma “seria improvável que conseguisse assumir o poder”.

Após ser rejeitado pelo Partido Socialista, Hitler se filiou ao Partido Nazista e se tornou líder em 1921. O Partido Socialista foi dissolvido no ano seguinte e muitos de seus membros, incluindo o líder antissemita Julius Streicher, se uniram sob o comando de Hitler. “Essa é uma história que nunca foi revelada antes. Ela explica o seu comportamento obsessivo, nos anos seguintes, em relação ao Partido Socialista Alemão”.

Fundado em 1918 como resposta da extrema-direita alemã à Revolução Alemã, de caráter comunista, o Partido Socialista era, à época, mais influente que o Partido Nazista, fundado apenas em 1920. No início daquele ano, as lideranças nazistas chegaram a cogitar uma fusão com os socialistas, o que foi negado por Hitler. “Se não fosse a firme recusa de Hitler — em um ponto, ele chegou a deixar o partido por esse motivo —, o Partido Nazista teria sido absorvido pelo Partido Socialista Alemão e, portanto, teria desaparecido e a história tomaria um caminho diferente”, explicou o especialista.

O documento faz parte do testemunho de Hans George Grassinger, presidente fundador do Partido Socialista Alemão, que estava esquecido nos arquivos do Instituto de História Contemporânea de Munique. O relato conta que “no outono de 1919, por volta de setembro, Hitler apareceu no escritório da editora para encontrar Grassinger e se oferecer para escrever para o jornal e trabalhar para o Partido Socialista Alemão. Ele não tinha dinheiro e pediu emprestado para Grassinger. Mas eles disseram que não havia espaço para ele no jornal e também não o queriam no partido”.

Segundo o historiador, em três momentos a fusão dos nazistas com os socialistas foi proposta, e todas foram negadas por Hitler. Essa posição foi analisada por outros pesquisadores como irracional, o que demonstraria que Hitler, apesar de um orador talentoso, não teria talento como operador político. A nova revelação aponta outra perspectiva. “Hitler era, de fato, um operador político hábil e convincente que nunca perdoaria alguém que o rebaixasse. E manteve uma vingança longa contra eles”, acredita Weber. Detalhes sobre o documento são descritos por Weber no livro “Becoming Hitler: The making of a Nazi”, que será publicado em breve pela editora da Universidade de Oxford.

1 COMENTÁRIO

  • Que piada é esta? Nenhum Partido Socialista é de extrema direita! Partido Socialista é de esquerda.

    Assim como o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães também é um partido de esquerda, mas com uma vertente nacionalista.

    A falácia que coloca o nazismo na extrema direita foi construída pelos socialistas após a guerra com a intenção de limpar sua barra e com a débil desculpa de que o Nazismo lutou contra o Comunismo. Contudo, ambos foram aliados no começo da guerra. A cisão entre os compadres Hitler e Stalin aconteceu mais tarde e não por motivos ideológicos.

    Mesmo com a cisão, ambos também se dedicaram à tarefa de exterminar parte da população. Os Nazistas pelo lado nacional-racial. Os Comunistas pelo lado econômico-social. Os Comunistas foram bem mais eficazes que os nazistas. Eles mataram aproximadamente 100 milhões de pessoas no século 20 (somando URSS, China, Coréia, Vietnam e outros).

    Mas a falácia de que o Nazismo é de direita continua viva e muito influente. Ao ponto de produzir a piada de um “Partido Socialista de extrema direita”. Desta vez o gato deixou o rabo de fora.

shopping cart application what major companies outsource whats a dmp whats ad blocker whats adblock whats dmp what's the best ecommerce platform where is adblock where to download adblock where to find ad blocker
thesis writer

adidas eqt   | adidas eqt 9317   | adidas eqt adv   | adidas eqt adv 9317   | adidas eqt adv pk   | eqt adv shoes   | eqt adv 93   | eqt adv 9317   | eqt adv black green   | eqt adv pk   | eqt support adv 93   | eqt support adv 9317   | eqt support adv black green   | eqt support adv pk   |


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/consultoriadigit/alefnews/wp-includes/functions.php on line 3570