Renault e Nissan lançam laboratório de inovação em Tel Aviv



Renault e Nissan inauguraram um laboratório conjunto de inovação em Tel Aviv. A nova operação, que tem parceria com a autoridade de inovação do governo israelense, está focada em sensores para direção autônoma, segurança cibernética e big data.

A aliança das montadoras está trabalhando em mais de 10 projetos com startups israelenses, incluindo a fornecedora de segurança cibernética Argus, a empresa de energia solar Apollo Power e a fabricante de sistemas de propulsão elétrica IRP Systems. “Hoje é um bom exemplo do que estamos fazendo juntos”, explica Gaspar Gascon Abellan, vice-presidente executivo de engenharia da aliança.

O laboratório permitirá que as startups testem suas tecnologias em veículos. “Através de colaborações com promissoras startups locais com tecnologia de ponta, pretendemos desenvolver uma variedade de tecnologias-chave que serão essenciais para o futuro da mobilidade”, afirmaTsuyoshi Yamaguchi, vice-presidente executivo de engenharia da aliança.

As novas instalações também cooperarão com o fundo de capital de risco da aliança, que planeja investimentos globais de até 1 bilhão de dólares em cinco anos. A aliança investiu no fundo Maniv Mobility em Israel, embora não em tenha investido em alguma empresa local ainda.

Christian Noske, diretor de investimentos diretos da Alliance Ventures, revelou que o fundo normalmente investe US$ 10 milhões por startup e planeja investir em pelo menos uma empresa israelense neste ano.