Saiba mais sobre Genealogia Judaica


Por Israel Blajberg – Este breve relato visa registrar o histórico do nascimento da Sociedade de Genealogia Judaica do Rio de Janeiro, para fins de conhecimento dos interessados e estimular a criação de novas entidades em outras cidades do Brasil. Tudo começou em Orlando, onde estávamos participando do “IAJGS 37th International Conference on Jewish Genealogy”, em 2017.

A IAJGS possui cerca de 75 sociedades afiliadas em 13 países. O Brasil nunca teve uma entidade filiada, porém existiu em São Paulo uma sociedade genealógica, que editava o importante boletim “Gerações”, mantido por Paulo Valadares e Guilherme Faigenboim. Entretanto, esta sociedade já havia deixado de operar há alguns anos, tendo editado diversos números do excelente boletim, cuja coleção existe na biblioteca do prestigioso Center of Jewish History de Nova Iorque.

Fomos convidados para um café da manhã reunindo os congressistas de cidades onde não havia uma sociedade de genealogia judaica, a fim de que os participantes no retorno a suas cidades, incentivassem a criação de novas entidades. E foi o que aconteceu em nossa volta ao Brasil.

Aceitei esta incumbência, acreditando que seria importante para a cultura brasileira em geral, e a judaica em particular, como um elo de ligação com uma importante sociedade internacional de genealogia, a IAJGS – International Association of Jewish Genealogical Societies. Seguiu-se um e-mail abaixo de Nolan Altman, a todos os cadastrados no Jewish Gen e residentes no RJ, que gerou cerca de 20 adesoes de interessados:

I want to personally thank you for responding to my email about starting a local Jewish Genealogical Society in your area. I’m writing you now to acknowledge receipt of your response and I’ll forward your contact information to the current organizer Israel Blajberg to send you more information on progress and meetings.
Thank you again and good luck with your research.
Nolan Altman – IAJGS Board Member & JewishGen VP

O primeiro passo seria nos reunirmos para trocar ideias a respeito. Para tanto, convidei a todos para uma reunião informal. Trouxemos a ideia para o Brasil, expondo a mesma em 02 outubro de 2017 em uma reunião na Sinagoga Maghen David, Rua Visconde de Cabo Frio 29 – Tijuca, mesmo local do Lar da Esperança. Participaram da reuniao Charles Goldenzon, Daniel Mata Roque, Eduardo Joelson, Felipe Faria Louback, Israel Blajberg, Marcelo Lomacinsky Braunstein, Roberto Becman e Salim Jacques Babaioff. Reuniões como essa estavam sendo realizadas por esses dias em cerca de 15 cidades no mundo inteiro.

A ocasião não poderia ser melhor, estamos às vésperas de um Ano Novo judaico, com todo um significado, e que esperamos, possa marcar o inicio das atividades de uma nova sociedade genealógica judaica a se somar a tantas outras já existentes pelo mundo a fora.  Nesta reunião ficou acertada uma 2ª. Reunião com Palestra sobre DNA no CIB – 07 novembro 2017, por Charles Goldenzon, que contou com a presença de cerca de 25 interessados. Em 08 janeiro 2018 foi realizada a 3ª. Reunião do Grupo Fundador no Beit Lubavitch, com as presenças de Felipe Louback; Marcelo L. Braunstein; Daniel Mata Roque; Israel Blajberg; Charles Goldenzon; Nelson Cuptchik; Marcia Svartman; Eduardo Joelson; Yvonne Stern; Roberto Becman; nesta reuniao decidiu-se que seria mais pratico fundar a SGJRJ no âmbito do Museu Judaico, ficando acertada a 4ª. Reunião com Charles, Nelson, Israel e Max Nahmias, Presidente do Museu, para avaliar alternativas de formação e estudar a constituição da futura SGJRJ no âmbito do Museu Judaico.

Em 24 de maio de 2018 foi realizada a reunião da Diretoria do Museu Judaico do Rio de Janeiro, quando Considerando a solicitação da Sociedade de Genealogia Judaica do Rio de Janeiro – SGJRJ (em formação) ao Museu Judaico – MJ, formulada pelo grupo fundador, em reunião realizada no museu no dia 21-maio de 2018, a carta de intenção de 24 maio 2018, assinada por Charles Goldenzon, em nome do grupo fundador da SGJRJ, lida na presente reunião, e relato verbal apresentado por Israel Blajberg, a Diretoria do MJ decidiu acolher a solicitação, sendo adotadas as seguintes decisões, vigorando a partir desta data:

1 – A SGJRJ fica autorizada a operar sob a égide do MJ, no âmbito da Diretoria de Atividades.
2 – Fica criada a Diretoria de Genealogia Judaica (DGJ) , integrando a Diretoria de Atividades, que fará a ligação entre o MJ e a SGJRJ
3 – O Prof. Israel Blajberg será o titular da Diretoria de Genealogia Judaica

Dai em diante a Sociedade requereu filiação e foi aceita como membro da IAJGS e inaugurou uma página no Facebook. A SGJRJ participou de 5 a 10 de agosto em Varsóvia do IAJGS 38th International Conference on Jewish Genealogy, quando tivemos um stand na Share Fair – Feira do Conhecimento, operado por Charles Golsenzon e Israel Blajberg, motivando grande demanda de pesquisadores interessados em genealogia judaica alusiva ao Brasil. Em 29 novembro 2018 uma palestra sobre Jewish Gen foi realizada no CIB por Charles Goldenzon, com grande afluência, de mais de 50 pessoas. Novos tempos se iniciam para a Genealogia Judaica no Rj e em SP, onde uma sociedade co-irmã também inicia atividades.

3 thoughts on “Saiba mais sobre Genealogia Judaica

  • 19/02/2019 em 12:19
    Permalink

    Excelente Caro Amigo Mauro Wainstok.
    O ALEF cada vez mais unindo e informando a Comunidade Judaica Brasileira !
    Saudações Genealogicas Judaicas,
    com meu apreço e estima
    Israel Blajberg

    • 27/02/2019 em 18:06
      Permalink

      Caro Mauro Weinstok,

      Parabéns pela matéria com enfase no tema Genealogia Judaica tema atual mundialmente inclusive no Brasil.
      Alem da SGJRJ agora existe uma sociedade co- irmã em São Paulo a JGSSP – www.jgssp.org jgssp.org@gmail.com
      Nossos eventos tem o propósito de mostrar aos interessados como fazer as suas buscas de genealogia, entreter com palestras, apresentaçøes de especialistas inclusive videos de eventos internacionais sempre por voluntarios especialistas.
      Cordialmente
      R Strimber

      • 27/02/2019 em 18:09
        Permalink

        Desejamos enorme sucesso à JGSSP!

Fechado para comentários.