Solução de empresa israelense permite que edifícios criem a sua própria energia

A empresa israelense TurboGen lançou microturbinas eficientes, relativamente pequenas e leves, de fácil manutenção, que geram eletricidade, calor e resfriamento simultaneamente. Elas produzem CCHP a partir do gás natural. No futuro, eles poderão ser movidos a energia solar renovável, biogás e hidrogênio.

As microturbinas podem substituir caldeiras e condicionadores de ar tradicionais em edifícios residenciais multifamiliares, edifícios públicos, hotéis, hospitais e escritórios.

O CEO da empresa, Yaron Gilboa, explica que o gás natural vai para a microturbina para gerar eletricidade. O ar extremamente quente produzido como subproduto desse processo é coletado para aquecimento e resfriamento. “O ar quente passa por um recuperador a um trocador de calor para aquecer água para banheiros e cozinhas. No inverno, também fornece aquecimento para o prédio. No verão, usamos um resfriador dedicado para converter o ar quente em ar-condicionado e refrigeração”.

Enquanto um gerador padrão normalmente atinge 35 a 40% de eficiência em termos de energia que produz, o protótipo alcançará 90% usando o calor da turbina como fonte de energia. E utiliza menos gás natural para atingir o mesmo nível de produção de energia.

As microturbinas da TurboGen ainda podem produzir eletricidade e calor independentes por cinco anos antes de exigir manutenção.

Gilboa afirma: “As vantagens do sistema são reduzir os custos de eletricidade e aquecimento nos edifícios, oferecer resistência a quedas de energia e reduzir a quantidade de emissões de gases de efeito estufa dos edifícios com a substituição da caldeira. Essa tecnologia também pode reduzir os preços de imóveis e aluguel de apartamentos e escritórios”.

A primeira instalação comercial do TurboGen está planejada no segundo semestre de 2022 no Grupo EN Power. O modelo de negócios da TurboGen não requer nenhum investimento de capital inicial para configuração e instalação. Esses custos são absorvidos pela TurboGen e seus parceiros, incluindo fornecedores de gás natural e empresas de serviços de energia.

“Não vendemos o sistema; vendemos a energia gerada pelas microturbinas nas instalações do cliente. O cliente assina um contrato de longo prazo que inclui um desconto nas tarifas normais de energia”, ressalta Gilboa

Fundada em 2014, a TurboGen recebeu doações da Autoridade de Inovação de Israel e da Fundação de Energia BIRD e agora está concluindo um IPO na Bolsa de Valores de Tel Aviv.

Fonte: Israel21c