Startup israelense vai realizar exames de fezes e urina sem coleta de material

Atualmente em fase de testes clínicos em Israel e um piloto no Japão, o dispositivo óptico de IoT da startup israelense de saúde digital OutSense se conecta ao vaso sanitário. Ele identifica componentes das fezes e da urina e envia os dados para análise baseada em nuvem de IA antes de fornecer indicações de várias doenças em tempo real.

O dispositivo pode identificar sangue nas fezes, geralmente um sinal de câncer colorretal, e também pode diagnosticar e monitorar desidratação, infecções do trato urinário, diarreia e constipação. A produção e as vendas comerciais estão planejadas para o primeiro trimestre de 2022.

O dispositivo OutSense destina-se a substituir a coleta manual de dejetos humanos e sua entrega aos laboratórios, um procedimento que leva muitas pessoas a adiar e atrasar os testes.

OutSense funciona de forma discreta e contínua e fornece alertas automáticos, seja por meio de um aplicativo móvel ou para as telas de controle de equipes médicas em residências de idosos e instituições médicas.

“O acesso a ambientes de uso real que o investimento da Longevity traz para a mesa é inestimável”, explicou o CEO da OutSense, Yfat Scialom, “A detecção precoce de mais doenças por meio de nossa tecnologia pode economizar enormes quantias em custos de saúde e, mais importante, salvar vidas”.

A tecnologia começará a ser testada nos Estados Unidos ainda este ano. O piloto tem financiamento de US$ 2,7 milhões com um investimento da Longevity Venture Partners. Ele será executado em conjunto com a empresa controladora da Longevity, a CommuniCare Family of Companies, uma empresa cuidados médicos com mais de 90 unidades nos Estados Unidos.

Fonte: United with Israel