Steven Spielberg vai financiar documentários sobre temas judaicos

Steven Spielberg criou a Fundação Jewish Story Partners para financiar documentários que “contam histórias sobre um espectro diverso de experiências, histórias e culturas judaicas”.

Ela é financiada pela Righteous People Foundation, que Spielberg fundou quando estava filmando a “Lista de Schindler”, em 1993, e duas organizações filantrópicas judaicas, o Fundo Maimônides e a Fundação Jim Joseph. A organização, que começa com US$ 2 milhões, anunciará em breve sua primeira rodada de bolsistas, que receberão US$ 500 mil no total este ano.

A diretora do projeto é Roberta Grossman, cineasta que se especializou em documentários de temática judaica. Caroline Libresco, programadora do Festival de Cinema de Sundance, será sua diretora artística, e a criadora de “Friends”, Marta Kauffman, é membro do conselho. “Estamos ansiosos para ajudar a criar uma organização de financiamento estável e duradoura que possa preencher a lacuna de financiamento para cineastas independentes que desejam contar uma história judaica”, afirmou Kauffman.

Fonte: The Times of Israel