A Adidas permitiu, em seu perfil no Twitter, que o torcedor criasse uma imagem da camisa do time com o nome dele às costas. Para isso, tinha de usar a expressão #DareToCreate e automaticamente a marca convertia o nome do perfil do usuário para as costas do novo uniforme do Arsenal, produzindo uma foto que ele poderia compartilhar. Porém, o que era para ser uma ação que levasse o torcedor do Arsenal a celebrar o lançamento da nova camisa do time feita pela Adidas se transformou uma crise de imagem para a marca alemã e também para o twitter.
O problema é que isso fez surgir diversos perfis com expressões racistas e antissemitas, que rapidamente se transformavam nos nomes nas camisas. Entre as postagens chegaram a aparecer frases como “InnocentHitler” (“Hitler Inocente”), além de xingamentos a judeus e negros. Assim que percebeu o “sequestro” da campanha, a Adidas retirou a ação da rede social e disse que, “devido a uma minoria que criou versões ofensivas” da campanha, tirou a funcionalidade do ar e repassou o problema para uma análise a ser feita pelo Twitter.
estaremos iniciando uma campanha MUNDIAL, “NÃO compre nada ADIDAS ANTISEMITA”quem sabe eles aprendem…