Trajetória da brasileira Aracy de Carvalho, que salvou judeus no Holocausto, vira série

Pouco conhecida no Brasil, Aracy de Carvalho arriscou a própria vida para salvar a vida de famílias judias durante o Holocausto. Corajosa e destemida, e considerada heroína brasileira, ela terá, pela primeira vez, sua história retratada em uma série. Criada e escrita por Mario Teixeira, com colaboração da autora inglesa Rachel Anthony, e dirigida por Jayme Monjardim, “O Anjo de Hamburgo” é a primeira série totalmente em língua inglesa da Globo, em parceria com a Sony Pictures Television.

Como funcionária do Consulado Brasileiro na Alemanha, ela ajudou centenas de famílias de judeus que precisavam fugir da guerra. Àquela época, o Brasil, assim com outros países, impunha regras rígidas para a imigração de judeus, que Aracy fazia o impossível para contornar e garantir a segurança de pessoas que ela sequer conhecia.

De acordo com o diretor artístico Jayme Monjardim, “quando conheci a história desta mulher incrível, que nos mostra como a esperança e o amor podem vencer o ódio, me senti determinado a contá-la para o mundo. Aracy é pouco conhecida no Brasil e, em geral, as pessoas se lembram dela como a esposa do escritor Guimarães Rosa. Esperamos que, com cuidado e respeito, possamos mostrar a mulher por quem ele se apaixonou quando viveu na Alemanha, ocupando o cargo de cônsul-adjunto”.

Ele continua: “Uma mulher inteligente, empática, batalhadora e que não cruzou os braços diante do que via ao seu redor. Uma verdadeira heroína que nunca quis publicidade para seus feitos. Aracy sempre foi uma pessoa extremamente discreta. Hoje, é nosso trabalho mostrar como, com coragem, determinação e um amor sem igual pelas pessoas, ela conseguiu mudar o destino de tanta gente”.

Com cenas gravadas em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, “O Anjo de Hamburgo” conta com time de peso de historiadores e especialistas em cultura judaica, além de pesquisadores de relações internacionais, para consultoria e produção. A atriz Sophie Charlotte dará vida a Aracy e Rodrigo Lombardi será João Guimarães Rosa.

Fonte: Bras.il